No momento em que escrevo esse artigo, estamos há mais de 90 dias em quarentena no estado e São Paulo, região onde moro.

Nesse período, muito se fala sobre o retorno das atividades pós-pandemia, que em sua maioria, vem  acompanhado da expressão NOVO NORMAL.

Acredito que devemos ter muita cautela ao usar essa expressão quando discutimos sobre gestão de academias e deixarei aqui minha reflexão.

Ao meu ver, a expressão perde o sentido a partir do momento em que é usada de forma aleatória e generalizada.

Se aumentarmos um pouco o zoom da nossa lente crítica, saltando a barreira da leitura rápida de legendas de posts, percebemos que o tão enfatizado NOVO, nada mais é do que uma nova roupagem do ANTIGO, que já deveria ter sido trabalhado antes da pandemia e que agora mostra suas deficiências de forma mais evidente e que precisam ser corrigidas.

Analisando os pilares centrais de discussões sobre o NOVO NORMAL, encontraremos:

 

·      Controle Financeiro

·      Estratégias Comerciais

·      Atendimento de Excelência

·      Captação de Clientes

 

E aí fica a pergunta: O que de NOVO temos até aqui?

 

O comportamento do consumidor vai mudar?

 

Em Maio, quando as lojas puderam reabrir na França, lojas de roupas como Zara e Louis Vuitton chamaram a atenção por gerar aglomeração em sua retomada.

Mesmo sem festas para usar um novo look, as pessoas foram as compras!

E onde está o NOVO nesse comportamento de COMPRAR SEM NECESSIDADE?

Sem dúvidas, adaptações vão (e deverão) ocorrer na reabertura das academias, mas o período  pós-pandemia (o chamado NOVO NORMAL) vai passar, e a natureza humana nos conduz ao convívio, às  relações de consumo, às conquistas e ao pertencimento social, e essa natureza não muda.

Devemos SIM ter uma visão mais cirúrgica sobre as boas práticas de gestão, como:

 

·      Gaste menos do que ganha

·      Faça reservas mensais

·      Atenda bem seu cliente

·      Tenha capital de giro

·      Venda planos para ter previsão de recebíveis

·      Mantenha um fluxo constante de captação de clientes

 

A base não é nova e nunca sairá de moda, pois O BÁSICO BEM FEITO sempre gerou bons resultados!

 

Até já!

 

Herbert Oliveira